HORSE%20POWERTRAIN

Aramco conclui aquisição de 10% de participação na Horse Powertrain Limited

Após acordo assinado em 28 de junho de 2024, a Aramco concluiu a aquisição de 10% de participação acionária na Horse Powertrain Limited (“Horse Powertrain”), com base em valor empresarial de €7,4 bilhões.


O Grupo Renault e a Geely (por meio da Geely Holding e Geely Auto) mantêm cada um 45% de participação acionária na Horse Powertrain.


O investimento fortalece a parceria estratégica entre Horse Powertrain e Aramco, aproveitando a expertise e os recursos conjuntos para impulsionar avanços em tecnologias de powertrain, combustíveis sintéticos e lubrificantes.


A parceria baseia-se nos esforços de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Aramco em soluções de mobilidade com menor emissão de carbono, visando reduzir as emissões de transporte e ajudar a Horse Powertrain a se tornar um fornecedor consolidado de powertrain Tier 1, para acelerar a transição energética.



3 de dezembro de 2024 – A Aramco, uma das principais empresas globais de energia integrada e produtos químicos, por meio de uma subsidiária controlada, Aramco Asia Singapore Pte. Ltd., concluiu a compra de 10% de participação acionária na Horse Powertrain, líder global em soluções de trem de força híbrido e de combustão interna. A transação apoia os esforços da Aramco para desenvolver novas soluções de mobilidade com potencial de reduzir as emissões de transporte.


A conclusão da transação ocorreu após a assinatura de acordos definitivos em 28 de junho de 2024 e a obtenção de todas as aprovações regulatórias aplicáveis. O investimento da Aramco foi baseado em uma avaliação empresarial de €7,4 bilhões da Horse Powertrain, na qual o Grupo Renault e a Geely (por meio da Geely Holding e Geely Auto) mantêm 45% de participação cada.


"Lidar com as emissões de transporte exige uma ampla gama de abordagens que considerem a diversidade da frota global de veículos, as grandes disparidades nas infraestruturas de transporte e as necessidades específicas dos motoristas em diferentes países. Na Aramco, estamos buscando uma série de soluções inovadoras potenciais, desde combustíveis sintéticos de baixo carbono até motores de combustão interna mais eficientes, enquanto procuramos oportunidades para fazer a diferença. Ao unir forças com duas das principais montadoras do mundo, buscamos alavancar nosso conhecimento coletivo para avançar em soluções de mobilidade com menor emissão", afirmou Ahmad O. Al Khowaiter, Vice-Presidente Executivo de Tecnologia e Inovação da Aramco.


"Estamos muito satisfeitos que a Aramco tenha concluído seu investimento na Horse Powertrain. A expertise da Aramco em combustíveis alternativos e sintéticos a torna o parceiro ideal para entregarmos soluções de trem de força de baixa emissão. Ao fortalecer nossa liderança tecnológica, a Horse Powertrain se tornará ainda mais valiosa como parceira de marcas automotivas que buscam aproveitar nossa expertise e presença global de produção", complementa Matias Giannini, CEO da Horse Powertrain.


"Como parceiro técnico e fornecedor da Horse Powertrain, estamos ansiosos para aplicar os mais de 150 anos de experiência automotiva da Valvoline Global e nossa tradição de inovação para avançar em soluções preparadas para o futuro em tecnologia de motores de combustão interna, combustíveis e lubrificantes. Nosso mais novo esforço conjunto com a Horse Powertrain e a Aramco se baseia na forte história da Valvoline Global em parcerias com fabricantes de equipamentos originais. Por meio da colaboração, estamos ajudando a moldar a próxima geração da mobilidade", diz Jamal Muashsher, CEO da Valvoline Global Operations.


O investimento da Aramco deve acelerar os esforços da Horse Powertrain para desenvolver a próxima geração de motores de combustão interna (ICE) e powertrain híbridos, além de tecnologias complementares como soluções de combustíveis alternativos e hidrogênio. Como parte da transação, a Aramco e sua afiliada Valvoline Global Operations colaborarão com a Horse Powertrain em inovações em tecnologia ICE, combustíveis e lubrificantes. Graças à sua liderança tecnológica, fabricação global e economias de escala, a Horse Powertrain solidificará ainda mais sua proposta de valor para grupos automotivos e de transporte em todo o mundo. A Horse Powertrain busca se tornar uma parceira incomparável para soluções híbridas e ICE de ponta acessíveis, ajudando a reduzir as emissões globais de veículos.


Composição do Conselho de Administração da Horse Powertrain:



  • Três diretores da Geely: Daniel Donghui Li (Vice-Presidente da Geely Auto e CEO da Geely Holding), que será o Presidente do Conselho, Jerry Gan (CEO do Geely Auto Group) e Andy An (Presidente da Geely Holding e Chairman do Geely Auto Group).

  • Três diretores do Grupo Renault: François Provost (Chefe de Compras, Parcerias e Assuntos Públicos do Grupo Renault), Thierry Charvet (Diretor de Indústria e Qualidade do Grupo Renault) e Denis Le Vot (CEO da Dacia e Diretor de Supply Chain do Grupo Renault).

  • Um diretor da Aramco: Ali A. Al Meshari (Vice-Presidente Sênior de Supervisão e Coordenação de Tecnologia da Aramco).


Ficha técnica da Horse Powertrain:



  • 17 fábricas globais

  • 10 clientes industriais em 130 países, incluindo montadoras

  • 5 centros de P&D

  • Aproximadamente 19.000 funcionários

  • Presença estratégica na China, Europa e América Latina

  • Produção estimada de cerca de 5 milhões de unidades de trem de força por ano

  • Soluções completas de trem de força: híbridos completos, híbridos plug-in de longo alcance e motores de combustão interna que utilizam combustíveis alternativos como etanol, metanol, GLP, GNV, hidrogênio, entre outros.


Sobre a Horse Powertrain


A Horse Powertrain é líder global em soluções de powertrain híbrido e de combustão. Ela é composta por duas divisões: Aurobay e HORSE. Com sede em Londres, Reino Unido, a empresa emprega 19.000 pessoas em todo o mundo, distribuídas em 17 fábricas e cinco centros de P&D. A Horse Powertrain foi oficialmente criada em 31 de maio de 2024. www.horse-powertrain.com


Sobre a Aramco


Como uma das principais empresas globais de energia integrada e produtos químicos, nossa equipe global está dedicada a criar impacto em tudo o que fazemos, desde o fornecimento essencial de petróleo até o desenvolvimento de novas tecnologias de energia. Nos concentramos em tornar nossos recursos mais confiáveis, sustentáveis e úteis, ajudando a promover crescimento e produtividade em todo o mundo. www.aramco.com


Sobre o Grupo Renault


O Grupo Renault está na vanguarda de uma mobilidade que está se reinventando. Fortalecido por sua aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors, e por sua expertise única em eletrificação, o Grupo Renault é composto por quatro marcas complementares – Renault, Dacia, Alpine e Mobilize – oferecendo soluções de mobilidade sustentáveis e inovadoras a seus clientes. Presente em mais de 130 países, o Grupo vendeu 2.235 milhões de veículos em 2023. Ele emprega mais de 105.000 pessoas que incorporam sua missão diariamente, aproximando pessoas por meio da mobilidade. Preparado para enfrentar desafios tanto na estrada quanto na competição, o Grupo Renault está comprometido com uma transformação ambiciosa que gerará valor. Isso está centrado no desenvolvimento de novas tecnologias e serviços, além de uma nova gama de veículos ainda mais competitivos, equilibrados e eletrificados. Em linha com os desafios ambientais, a ambição do Grupo é alcançar a neutralidade de carbono na Europa até 2040.


 www.renaultgroup.com


Sobre o Zhejiang Geely Holding Group


O Zhejiang Geely Holding Group (Geely Holding) é um grupo automotivo global que possui várias marcas internacionais renomadas, com operações abrangendo toda a cadeia de valor automotiva, desde pesquisa, desenvolvimento e design até produção, vendas e serviços. Fundado em 1986 por Eric Li, Presidente da empresa, na cidade de Taizhou, na província de Zhejiang, na China, o Geely Holding lançou seus negócios automotivos em 1997 e atualmente tem sede em Hangzhou, China. Hoje, o Geely Holding opera várias marcas, incluindo Geely Auto, Lynk & Co, ZEEKR, Geometry, Volvo Cars, Polestar, Lotus, London Electric Vehicle Company, Farizon Auto e Cao Cao Mobility. O Geely Holding vendeu cerca de 2.8 milhões de veículos em 2023, com as vendas globais da Volvo Cars alcançando 708.716 unidades e a entidade listada do Geely Auto Group em Hong Kong reportando vendas de 1.686.516 unidades. O Geely Holding emprega mais de 130.000 pessoas globalmente e está listado no Fortune Global 500 há 10 anos. Para mais informações sobre o Zhejiang Geely Holding Group, consulte o site oficial em www.zgh.com.


Sobre a Geely Automobile Holdings Limited


A Geely Automobile Holdings Limited (a “Geely Auto” e suas subsidiárias, coletivamente o “Geely Auto Group”) (código da SEHK: 175) é uma fabricante de automóveis que se concentra no desenvolvimento, fabricação e vendas de veículos de passeio. O Geely Auto Group vende a maioria de seus produtos no mercado chinês e também expandiu suas vendas por meio de exportações para outros países nos últimos anos. O Geely Auto Group possui bases de produção em várias partes da China continental e conta com mais de 60.000 funcionários. A Geely Auto está listada na bolsa de valores de Hong Kong Limited (“SEHK”) e faz parte do Índice Hang Seng desde 2017. O acionista controlador da Geely Auto é o Zhejiang Geely Holding.

Fotos

Mais recentes